…::: O Mercado do Desemprego em Salvador :::…

EMPREGOS – Salvador tem sido uma das cidades com o maior índice de desemprego do país(Brasil).
E o mais estranho neste dado é o maior motivo para que aconteça este fato. Uma verdadeira contradição!
Por que será que tanta gente competente, com garra, e batalhadora não consegue um posto em uma oportunidade de trabalho?

É fato que a formação profissional tem sido um parâmetro que incide diretamente na Desemprego em Salvadorpossibilidade de recolocação no mercado de trabalho.

Infelizmente, semelhante a indústria do vestibular, a indústria dos cursos  e a indústria de faculdades tipo “fundo de quintal”, também existe a indústria do desemprego. É  bastante conhecida a forma de conseguir emprego através de “pistolão”, “cartola”, políticos e afins. Especificamente, quando se busca emprego em Salvador, ou você deve ter um conhecido dentro de uma empresa, ou ser conhecido por algum servidor de alto escalão, que possa indicá-lo para “cargos de confianças”, que nada mais são cabides de emprego. Mas , a nossa questão central, ainda não é esta.

Na verdade as empresas que deveriam intermediar a mão de obra com o empregador, não passam de cabides de emprego, onde infelizmente, o que podemos observar, são entrevistadores treinados de forma a serem frígidos, desconsiderando as dificuldades que o candidato enfrenta para estar ali, naquele momento, pleiteando uma vaga.

Se o desempregado desiste das agências que insistem em oferecer ínfimas oportunidades, de estágio constantes, onde as empresas lucram pela facilidade de não haver os típicos impostos por vínculo empregatício,  resolve tentar  aventurar-se pela internet. Aí, depara-se com um universo de empresas oportunistas que cobram para encaminhar o candidato para as vagas que certamente diminuiriam os altos índices de desemprego. Por certo, resta-nos uma única pergunta!

É necessário haver mão de obra nas agências de emprego, e nas empresas do seguimento, na internet, para manter o desemprego, ou o desemprego é necessário para manter o emprego dentro dessas mesmas empresas que deveriam intermediar o candidato e o empregador?

Uma sugestão pertinente, seria que as empresas adotassem o uso da página “TRABALHE CONOSCO”, para evitar esses intermediários covardes, que destroem famílias por dificultar o acesso à vaga de pais de família.     Já por parte dos candidatos, é interessante, a criação de blogs com vagas de emprego que se tornado uma realidade, transpondo as barreiras impostas pelas empresas do seguimento que segregam as vagas por dinheiro.

Um fato curioso!
É um absurdo, o fato de que nesta cidade, em particular, não serem oferecidas, vagas de emprego importantes! — LOGISTICA24
A exemplo disso, se você estuda medicina, enfermagem, jornalismo, dentre outras, praticamente encontrará vagas para atendente de telemarketing, nas quais são divulgadas, um universo de 2000 vagas, para 20 ou 30 candidatos.

Convido a todos para esta reflexão! Inclusive, essas pessoas que participam destas empresas citadas podem participar, se vierem para “CONTRIBUIR” é claro!

 Definitivamente, isto precisa mudar caso não queiramos assistir um colapso social maior do que este que já vivenciamos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s