…:: Hospitais da rede Ebserh são referência no tratamento a diversos tipos de câncer ::…

Outubro Rosa

Hospitais da rede Ebserh são referência no tratamento a diversos tipos de câncer

Entre os serviços, estão as cirurgias de reconstrução de mamas e a técnica de congelamento de óvulos
EBSERHTratamento de câncer no Hupaa-Ufal. Foto: Hupaa

Tratamento de câncer no Hupaa-Ufal. Foto: Hupaa

Brasília (DF) – Diversos hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) são referência no tratamento oncológico, e atendem de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

No Distrito Federal, o Hospital Universitário de Brasília (HUB), vinculado à Universidade de Brasília (UnB), é referência no atendimento preventivo de lesões suspeitas do câncer de colo de útero, com a realização de aproximadamente 500 consultas mensais no ambulatório de ginecologia. A instituição também é a única no serviço público local que oferece a braquiterapia, procedimento semelhante à radioterapia, mas direcionado ao tratamento de tumores ginecológicos.

Em Fortaleza, a Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará (Meac-UFC) disponibiliza o serviço de cirurgia de reconstrução da mama. Segundo o cirurgião plástico Vitor Muniz, são oferecidos dois tipos de procedimentos: o imediato (feito na mesma cirurgia de retirada da mama) e o tardio (de um a 10 anos após a cirurgia).

Tratamentos inovadores

A melhoria da qualidade de vida dos pacientes passa também por técnicas inovadoras, como o congelamento de tecido ovariano de pacientes que iniciarão tratamento contra o câncer, para reimplantá-lo posteriormente. A técnica permite que mulheres com câncer preservem um de seus ovários, para que possam ter filhos depois.

A advogada Renata de Albuquerque, de 41 anos, se interessou pela técnica e aderiu ao procedimento. “Não sou casada, mas a gente nunca sabe o dia de amanhã”, brinca a paciente, que enfrenta o tratamento de câncer de mama com admirável bom-humor. O método é desenvolvido pelo Grupo de Educação e Estudos Oncológicos da UFC em parceria com a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

Outro exemplo de cuidado integral aos pacientes ocorre no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba. Na unidade, o atendimento se dá com uma equipe multiprofissional que, além de médicos, inclui enfermeiros, psicólogos, dentre outros.

A psicóloga Wanessa de Araújo Maria Oliveira relata o acompanhamento dos pacientes e familiares com a confirmação do diagnóstico de câncer. “É uma dinâmica em que são levantados casos e informações da doença. É o momento em que há troca experiência com pacientes e familiares sobre o momento que estão passando”, explica a psicóloga.

Wanessa lembra que, ao receberem alta médica, alguns desenvolvem quadros depressivos e de ansiedade. Nesse caso, os pacientes são encaminhados para continuar o tratamento psicológico posterior nos serviços públicos de saúde. Esse acompanhamento é recente no HC, foi iniciado em outubro de 2014, com a convocação de profissionais por meio de concurso público promovido pela Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh com Informações do Inca e dos HUFs da Rede Ebserh.
Fonte: EBSERH

Um comentário sobre “…:: Hospitais da rede Ebserh são referência no tratamento a diversos tipos de câncer ::…

Deixe um comentário